01
out 2018

Porque meu filho acorda chorando?

Existem vários motivos para o bebê chorar, até porque essa é uma forma de comunicação enquanto o bebê não consegue verbalizar.

Entretanto muitas mães nos relatam que as crianças acordam chorando muito, um choro desesperado, diferente do choro que geralmente apresentam durante o dia.

Pensando nisso, vou falar aqui com as leitoras do Coisas Que Amamos, sobre alguns motivos que podem fazer com que a criança acorde aos gritos, deixando pais e cuidadores muito assustados.

  • Pesadelos: as crianças sonham muito. Enquanto os adultos sonham de 11 a 20% do tempo do ciclo, que tem cerca de 90 minutos, as crianças sonham 50% do tempo, em um ciclo de 45 minutos aproximadamente. É um sono bastante agitado. Portanto os pesadelos são muito comuns e a criança pode acordar assustada se tiver um sonho ruim.
  • Terror noturno – cerca de 5% das crianças sofrem com terror noturno, onde o bebê pode chorar, gritar, gemer e se debater. Pode durar de poucos minutos até meia hora e na maioria das vezes é perturbador para os pais. A criança na verdade está dormindo e não existem estudos que comprovem as causas do terror.
  • Criança não dormiu o suficiente: isso acontece principalmente nas sonecas. A criança acorda em 20 ou 30 minutos com um choro forte. Na verdade, ela não descansou e está com dificuldade em ligar as fases do sono dentro do ciclo. Neste caso, o ideal é ajudar a criança a voltar a dormir muito rapidamente, mesmo que esta soneca precise terminar no colo. Depois de 50 minutos dormindo, ela pode ser transferida do colo para o berço novamente.
  • Fome: lembre sempre quando foi a última vez que o bebê foi alimentado. Pode ser que ele esteja com um intervalo adequado já para mamar.

  • Incômodos: bastante comum o bebê acordar chorando quando tem alguma dor, algo que o está incomodando, entretanto esse não é um comportamento rotineiro, já que o bebê não fica incomodado todo o tempo. Se seu filho acorda sempre chorando, essa provavelmente não é a causa principal.
  • Associações erradas de sono: provavelmente o principal problema que faz com que seu filho acorde chorando – durante o dia e durante a noite. O bebê adormece de uma forma em que depende de outras pessoas como por exemplo sendo ninado no colo ou mamando. Quando ele acorda (e como falamos anteriormente o sono da criança é muito leve e, portanto, passível de breves despertares), ele não sabe se manter no sono, não sabe sozinho iniciar outro ciclo, e chama por alguém para ajudar. Como a criança já está cansada e com muito sono, é bastante difícil para ele ter os breves despertares (difícil para toda família).

Bebês aprendem tudo que ensinamos. 4 em cada 10 crianças não nascem com a habilidade de saber dormir e precisam aprender como fazer isso. Se uma criança acorda todos os dias chorando, certamente existe uma causa. Seu filho está sempre cansado? Chora muito também durante o dia? Pode ser algum incômodo, mas também existe uma grande possibilidade do seu filho precisar de algum ajuste no sono. Avalie o que seu filho precisa para manter o sono, se o ambiente de sono está adequado, a rotina e os rituais e principalmente as associações. Um choro fraco, quando o bebê “chama” por alguém, é perfeitamente normal. Porém um choro forte precisa ser investigado.