19
jan 2017

Fotos em preto e branco

fotos em preto e branco camilla cheadeEu particularmente adoro as fotos coloridas, mas as preto e branco têm um charme e um significado único e especial! Se você também admira esse estilo de foto, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a saber quando e como obter melhores resultados em p/b.

1. Pouco contraste: Muitos fotógrafos preferem clicar em situações de baixo contraste para obter fotografias em preto e branco. Por isso, um dia nublado ou escuro pode ser um excelente momento para tirar fotos ao ar livre.

Ironicamente estes são os dias que muita gente reclama da “pobre luz” ou das cores com pouco brilho e pouca saturação. Então, da próxima vez que você se deparar com um dia escuro e sombrio, experimente fazer alguns cliques pensando que possam te render bons resultados em preto e branco.

fotos em preto e branco camilla cheade2. Fotografe em cores: Enquanto a maioria das câmeras digitais oferecem a opção de fotografar em preto e branco (e pode produzir alguns resultados razoáveis), você tem mais controle sobre os resultados finais da sua imagem se tiver os dados de cores para trabalhar a sua conversão posteriormente no computador. É bom poder comparar uma foto em cores com uma p/b e ter as duas opções (sem contar que, se fotografar em p/b não poderá converter em cores depois, caso mude de ideia).

fotos em preto e branco camilla cheade3. ISO baixo: Fotografe com o menor ISO possível. Se essa é uma dica valiosa para as imagens a cores, é especialmente importante quando se trata de preto e branco onde o ruído criado pela ISO pode se tornar ainda mais óbvio. Se você é a favor do “ruído” (ou “grãos”) você pode sempre adicioná-lo mais tarde em sua pós-produção, mas é mais difícil de fazer o inverso e remover o ruído.

fotos em preto e branco camilla cheade4. Composição: A maioria das dicas sobre como compor ou enquadrar uma boa foto se aplica bem tanto na fotografia preto e branco como na fotografia a cores. Porém, a principal diferença é que vemos o mundo em cores, e visualizar imediata e mentalmente o resultado de imagem em preto e branco é quase impossível. Isso significa que é importante precisa treinar o olhar para formas, tons e texturas para indicar pontos de interesse. Particularmente prestar atenção a sombras e luzes que se tornará uma característica marcante na sua fotografia.

Arrisque-se e divirta-se com fotos em p/b.

Camilla Cheade Fotografia
www.camillacheade.com

2 thoughts on “Fotos em preto e branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *