02
maio 2016

Carteira Internacional de Habilitação

carateira internacional de habilitação como fazer coisas que amamos 2Sei que muita gente talvez nem entenda muito bem a motivação desse post, afinal, provavelmente você, como eu, já dirigiu mundo afora com a sua carteira nacional de motorista. Mas quando resolvi que ia para a Croácia (uma das próximas paradas das minhas férias que vem ai!) e que ficaria de carro por lá, achei melhor garantir e emitir uma carteira internacional de habilitação.

Por lá vou passar em várias fronteiras como a da Bósnia, Montenegro e a da própria Croácia. Sei que isso não significa nada, mas sou super adepta do ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Já li alguns relatos de pessoas que foram paradas na fronteira e os policiais encrencaram com a carteira nacional, pois não dava para entender o que estava escrito em português. Na dúvida, prefiro garantir e fazer a internacional.

Desde que decidi fazer a carteira percebi que o processo é beeem simples e muito mais tranquilo do que eu pensava. Vamos lá:

Aqui no Rio funciona assim: o primeiro passo é pagar o Duda no Detran da sua cidade. Normalmente no site deles mesmo é possível emitir o boleto. O do Detran RJ é esse aqui.

Com o Duda pago você precisa agendar seu horário e no dia marcado levar a documentação necessária: original e cópia da identidade, original e cópia da carteira de motorista, original e cópia do duda pago, original e cópia do passaporte (somente se o país de destino tiver como pré-requisito a apresentação do passaporte).

carateira internacional de habilitação como fazer coisas que amamosDepois o processo é bem simples. Compareça no local de atendimento no dia do seu agendamento levando a documentação solicitada e pronto, aguarde sua carteira ficar pronta. Em mais ou menos 7 dias você já pode ir buscar a sua carteira internacional pronta.

Em alguns estados como Minas e São Paulo, o procedimento é ainda mais simples e todo feito pela internet: basta colocar os dados da sua CNH em um documento online, imprimir, pagar o boleto e aguardar a sua permissão chegar pelos Correios. Fácil né?!

Algumas informações úteis:

  • A carteira internacional de direção tem a mesma validade da sua CNH brasileira, ou seja, se ela estiver pra vencer, não vale a pena tirar.
  • Ela nada mais é do que um livretinho com informações de que você está apto para dirigir em diversas línguas.
  • A sua carteira pode ser chamada de PID (permissão internacional para dirigir).
  • Sua PID só tem validade quando está com a CNH ao lado. Portanto, na hora da viagem, não esqueça a carteira de motorista.

Para saber mais e ver os países que aceitam a PID, clique aqui. Como vocês perceberam o procedimento é bem simples e rapidinho, portanto, não dê bobeira e se vai viajar de carro, já se organize para emitir a sua PID.

 comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini