18
abr 2016

Arraial do Cabo

arraial do cabo dicas onde ficar o que fazer praias coisas que amamos 1Vocês que me acompanham no snap e no Instagram (é coisasqueamamos nos dois, segue lá!) viram que semana passada passei o final de semana em Arraial do Cabo. Pra quem não conhece, Arraial é uma cidade que fica na região dos lagos, no Estado do Rio e apesar de não ser tão famosa quanto Búzios, mostrou que tem tanto potencial quanto, especialmente no quesito mar e praias.

Sou frequentadora da região desde muito pequena e já tinha ido a Arraial outras vezes, mas assumo que pouco me lembrava. A cidade em si, é bem simples e oferece pouca estrutura para o turista, mas isso não faz com que ninguém desista de ir pra lá.

arraial do cabo dicas onde ficar o que fazer praias coisas que amamos 6

Como chegar

Chegar é fácil. Vindo do Rio você vai pegar a mesma estrada que vai para Búzios e Cabo Frio e seguir as placas que vão te direcionar para Arraial. Em um dia tranquilo e sem trânsito, do Rio a Arraial você vai levar umas 2h15.

Se você preferir ir de avião, o aeroporto mais próximo fica em Cabo Frio que fica a 20 minutos de distância de Arraial. A Gol, a TAM e a Trip são as companhias aéreas que voam para a cidade. Os vôos costumam partir de Buenos Aires, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Onde ficar

Dessa vez, fui para comemorar o aniversário de uma amiga e como éramos muitos, optamos por ficar em um local que oferecesse alguma estrutura pra gente. Ficamos na Pousada Caminho do Sol. Como eu falei, tudo por lá é bem simples. Essa pousada também é. No geral, achei boa. Quarto simpático, piscininha e sauna, café da manhã bom, mas o atendimento da pousada é bem ruim. Funcionários mal informados, mau humorados e sem o menor jogo de cintura. Enfim… Não é uma pousada ruim, mas provavelmente vou procurar outra opção para me hospedar da próxima vez.

(Pousada da Prainha | Fotos: Booking.com)

Quando nós estávamos escolhendo onde ficar cheguei a ver a Pousada da Prainha, que era minha primeira opção, mas estava cheia para o período. Achei uma das pousadas mais simpáticas da região. Além dela, me indicaram as seguintes opções: Mediterrane Hotel, Varandas ao Mar, Capitão n´Areia e Pousada do Capitão.

Uma outra opção razoável para quem quer hotéis um pouco mais luxuosos é se hospedar em Cabo Frio, que fica a 20 minutos de distância de Arraial. Uma das mais bacanas de lá é o Solar do Arco. Outra opção boa é Best Western Paradiso del Sol, que segue o estilo da cadeia de hotéis, com instalações novas e decoração moderninha. Já o Paradiso Cabo Frio, segue uma linha mais hotel executivo, mas ainda assim é bacanudo.

(Solar do Arco | Fotos: Booking.com)

E aqueles que não quiserem se hospedar em Arraial, ou que que quiserem conhecer outras cidades da região dos lagos, Búzios tem muitas opções boas de hotéis e pousadas e São Pedro da Aldeia, que fica pertinho de Arraial, tem também um hotel bem legal chamado Enseada das Garças.

comissão booking hotel grande

Passeios de Barco

Eu viajei com um grupo de amigos. Passamos dois dias inteiros lá e nos dois dias escolhemos sair de barco. Como a cidade é muito turística as praias ficam lotadas no final de semana e como estávamos em um grupo foi bem tranquilo alugar um barco e conhecer por mar as principais praias e points de mergulho.

arraial do cabo dicas onde ficar o que fazer praias coisas que amamos 2O barco Bonança no pier de embarque na praia dos Anjos

No primeiro dia, fizemos um passeio maior e passamos pela Ilha do Farol, Pontal do Atalaia, Gruta Azul e Cara do Macaco. No segundo dia, passamos pela Praia do Forno, Fenda de Nossa Senhora e repetimos a Ilha do Farol e as Prainhas do Pontal, que amamos.

Todos do grupo amaram o passeio! Sem dúvidas a escolha do barqueiro ajudou. Fizemos o passeio com Paulinho Bonança. O barco dele é uma delicia, tem dois andares, água liberada e cabem até 24 pessoas (ou seja, muita gente para rachar o preço do passeio!). O valor tem que ser combinado com ele de acordo com o tempo do passeio e os locais a serem visitados. Nós optamos por fazer o passeio privado, só com o nosso grupo então foi muito legal porque tínhamos liberdade de escolher onde parar, quanto tempo ficar…

Paulinho Bonança
(22) 99869-2562 | Facebook

IMG_4540Paulinho e Anderson, os comandantes do Bonança, o nosso barco em Arraial.

Outra empresa conhecida na região para fazer passeios de barco é a Arraial Vip Turismo. Inclusive, eles que nos ajudaram a encontrar o Paulinho. Eles também fazem passeios privados ou não, e oferecem o mesmo esquema. Sem dúvidas, vale muito a pena.

Praias

  • Praia do Forno: Praia linda que fica no centro da cidade. Para chegar é necessário fazer uma trilha leve de uns 15 minutos.

Passeando de barco pela Praia do Forno

  • Prainhas do Pontal do Atalaia: Na minha opinião é uma das mais bonitas. É aquele mar caribenho, sabem!? Sem onda, verdinho, de embasbacar… Para chegar basta descer alguns (muitos) degraus de uma escadaria de madeira.
  • Praia Grande: É bem no centrão da cidade e não tem a cor, nem o charme das outras praias acima, mas ainda assim é uma opção para que quer pegar um sol e dar um mergulho sem se afastar do centro.
  • Praia dos Anjos: É de onde saem os barcos, por isso mesmo não é uma boa opção para mergulho.

Mergulho delicia em frente a gruta do amor no Pontal do Atalaia

  • Ilha do Farol: Como o nome mesmo diz é uma ilha que fica em frente ao Pontal do Atalaia e só é possível chegar lá de barco. É um dos lugares mais deliciosos para mergulhar.
  • Gruta Azul: Outro lugar que só é acessível de barco. Ele fica pra fora da “baia” de Arraial e é em mar aberto. Não é permitido entrar na gruta, mas o nome já diz tudo e a água no entorno é super azul e lindíssima.

Onde comer

Os restaurantes por lá, como não poderia deixar de ser, são bem focados em frutos do mar, mas descobrimos um português delicioso na beirinha da praia e um flutuante super legal para quem quer dar uma descansada no passeio de barco:

  • Bar do Tuga: Fica coladinho na praia dos Anjos e é especializado em comida portuguesa. Os pratos tem preço honesto e são super bem servidos. Comemos moqueca de camarão, peixe com molho de manga (especialidade da casa) e bacalhau com natas. Tudo delicioso.
  • Sol na Cozinha: É o restaurante da pousada Caminho do Sol. A comida é gostosinha, mas demorou muuuuito para servir. Esperamos mais de 1h20 para chegar o prato.

Outras indicações que recebi foram: Saint Tropez Plage, Meu Xodó, Restaurante Pôr do Sol…

arraial do cabo dicas onde ficar o que fazer praias coisas que amamos 4Vista da Ilha do Farol

A minha dica é evite ir durante as férias e feriados pois a cidade fica muito cheia e as praias lotam muito. Vá em um final de semana normal ou, se possível, durante a semana. O paraíso será todo seu e você irá curtir e aproveitar muito  mais.

Arraial fica bem pertinho do Rio e é uma cidade que merece a visita. Não deixe de passar por lá se for passar uma temporada na região dos lagos ou se vier ao Rio conhecer. Tenho certeza de que você não vai se arrepender. Eu gostei tanto que já estou organizando a próxima ida para lá!

 comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *