26
maio 2015

Usando o diafragma da sua máquina

TC-camillacheade-1O diafragma é uma das 3 ferramentas que controlam a entrada de luz na sua câmera (as outras são o obturador e o ISO).

Ao contrário do obturador, o diafragma não fica no corpo da câmera, mas sim na lente. Ou seja, quando você troca a lente, você troca, também, o diafragma, que pode variar em tamanhos de abertura, dando mais qualidade ao seu equipamento e até mesmo encarecendo seu valor.

Como assim?

Para exemplificar, imagine que o diafragma seja como a pupila do nosso olho. Quando estamos em um local com muita luz, a nossa pupila fica bem pequenininha. Quando estamos numa situação de pouca luz, ela se expande. Assim funciona o diafragma, a “pupila” da câmera abrindo e fechando, controlando a entrada de luz.

Essa é uma das razões que encarecem uma lente. Quanto maior for a sua capacidade de “enxergar” no escuro, ou seja, quanto maior a sua abertura, mais valiosa ela é.

Um bom uso do diafragma nos proporciona ótimas fotos. Na câmera, é possível controla-lo através dos números de abertura junto à letra F. Os números inferiores significam grande abertura e os superiores são para um diafragma mais fechado.diafragmaAlém de controlar a claridade da imagem, mudando a abertura para maior ou menor, o diafragma dá um efeito desfocado na foto. Por exemplo, quando focamos a imagem de uma pessoa ou objeto e deixamos o fundo desfocado, estamos fotografando com o diafragma mais aberto. Se queremos uma paisagem de um campo florido onde todas as flores esteja nítidas, estamos fotografando com o diafragma mais fechado.

Mais abertos:

CD-camillacheade-5 CD-camillacheade-1

 Mais fechados:

ATACAMA-camillacheade-2 ATACAMA-camillacheade-10Lembrete: para imagens com desfoque, diminua o F para imagens mais nítidas, aumente o F.

Boas fotos!

Camilla Cheade
www.camillacheade.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *