12
maio 2015

Organizando a comida lá de casa

coisas que amamos nathalia de casa organizando as refeiçõesNa parte I desse post contei pra vocês como organizo minha rotina de supermercado. Então, hoje, vou tentar explicar como faço para organizar as comidas de fato. Quem faz o que, quando elas são feitas, quanto tempo duram…

Eu e o Alexandre tentamos comer em casa quase todas as noites durante a semana e eu levo comida para o trabalho umas três vezes por semana, então preciso preparar comida para essas situações. Sigo algumas regrinhas e costumes que nós mesmos nos impomos: durante a noite, o Alexandre e eu evitamos comer carboidratos, então o arroz, o pão e a batata, ficam para as refeições do dia. Nos meus almoços, eu preciso comer bem pois é a refeição que mais sinto fome e a que como com um pouco mais de liberdade.

Minha empregada/secretária vai lá em casa duas vezes na semana e eu sempre peço que ela prepare alguma coisa. A comida que ela prepara em um dia, normalmente rende para um jantar e dois almoços. Eu não me importo de repetir a comida, mas sempre tento dar uma complementada com algum outro item para dar uma variada. Por exemplo: essa semana pedi que ela deixasse arroz, feijão, creme de milho light, iscas de frango aceboladas e batata doce prontas. Isso faz um almoço super feliz para mim, mas não posso jantar isso. A noite optei pelo franguinho acompanhado do creme de milho e aspargos cozidos. O Alexandre comeu a mesma coisa. No meu segundo almoço, eu troquei o creme de milho por ervilhas e coloquei um feijãozinho no prato, pra dar uma mudada.

O Alexandre é menos fresco que eu para comer, então, quando não tem nada para jantar eu faço uma boa salada para ele com alface, tomate, brocolis, couve flor e palmito e ele come com uma omelete caprichada e fica super tranquilo. Quando não tem nada para mim, opto pelo carpaccio com palmito, omelete, sopa ou nuggets com palmito (sei que essa não é a melhor opção, mas real life é isso né?!)

Quarta feira, quase sempre é o meu dia de cozinhar. Eu adoro, então, toda semana tento inventar uma receita nova para agregar ao nosso cardápio e dar uma variada. Já teve frango a milanesa fake com farinha de linhaça, fricassê de frango, panqueca de tapioca, bolovinho de codorna (receita em breve), hamburguinho

Além disso, tenho sempre alguma reserva no freezer. Minha sogra prepara uma sopinha que é dos deuses, então, sempre peço uns potinhos e deixo congelado lá. Também sempre tenho feijão, sopa de lentinha e molho de macarrão congelados (sou italiana galera! hahahaha). Se você tá naquele dia preguiça e não quer fazer nada, tem sempre alguma coisa quase pronta para você comer.

Por último, como uma opção que não é muito comum lá em casa, mas que as vezes acontece, temos um lanche. Nesse dia podemos abrir mão do carboidrato a noite e comemos um super sanduiche com queijo minas, blanquet, alface, tomate e um ovinho (nós amamos ovo!) ou ainda a pizza de pão árabe, que é super comum na casa da minha mãe e nós adotamos. Deixo o pão congelado e quando quero comer é só tirar do freezer e deixar um tempinho no microondas. Depois você monta a pizza e coloca no forno. Simples assim!

E gente, é vida real. Se por acaso algum dia não tiver nada para comer ou se você não tiver afim de comer o que tem, manda ver no delivery ou dá uma saidinha para jantar fora. É ótimo porque sai da rotina e dá uma variada na sua alimentação.

Nossa, esse post ficou gigante! Mas e vocês? Como organizam a rotina de comida da casa? Tem alguma técnica ou forma bacana de fazer isso?