29
abr 2015

Afinal, madrinhas pagam o que?

Vestidos-de-madrinha-de-casamento-iguais-cor-rosaAi gente, que assunto difícil! Desde que comecei a falar de casamentos, de ser madrinha, que vocês me pedem isso. Foram tantos comentários e emails que eu resolvi escrever a minha opinião sobre isso. Lembrando que é apenas o que eu penso e não uma regra ok?

Eu como noiva tentei poupar um pouco as minhas madrinhas nas despesas do meu chá-bar. Fiz isso por vários motivos: ia chamar muita gente e achei que ficaria caro demais, sabia que todas já teriam muitas outras despesas com vestido, cabelo, maquiagem, presente…  Além disso, queria que fosse tudo exatamente do meu jeito, como eu sempre sonhei. Combinei que elas providenciariam a mesa de doces e as brincadeiras e que o resto seria por minha conta. Esse foi o jeito de fazê-las se envolver e poupar um pouco as despesas.

Não vejo nenhum problema nas madrinhas pagarem todo o chá de panela, não mesmo, mas acho que a noiva tem que ter bom senso. Ela pode pensar em oferecer a comida e a bebida, enquanto as madrinhas providenciam decoração, brincadeiras, brindes… Ela pode até pedir que as madrinhas paguem tudo, mas acho válido pensar se de fato suas madrinhas podem pagar o chá que ela gostaria de ter. Nem sempre as pessoas podem né?!

Acho também que é uma ótima hora para a irmã e mãe da noiva se envolverem e tomarem a frente disso para pagar algumas coisas e aliviar o lado das madrinhas. Quase todos os chás que eu participei foram assim e deram super certo. As noivas amaram, a festa foi super bacana e nã ficou pesado para ninguém.

2027Ao mesmo tempo, entendo que os noivos estão tendo uma super despesa com o casamento e tal e que gastar mais dinheiro com o chá pode ser complicado, mas gente, o chá é pros noivos né?! Os padrinhos não deveriam ter que “bancar” a gente. Ajudar sim, bancar não. Sei lá, eu penso dessa forma, e todas as minhas experiências positivas foram feitas dessa forma. A única experiência “negativa” foi exatamente quando não seguiu essa regrinha…  ou seja, do meu ponto de vista, vale a pena sim as madrinhas ajudarem a fazer o chá, mas não bancarem seus sonhos e luxos sozinhas, entendem?!

Sei também que em vários lugares do Brasil a tradição é que as madrinhas banquem todo o chá sozinhas. Como eu falei, por mim tudo bem, contando que elas possam fazer isso e que não fique uma situação constrangedora ou desagradável pra alguma das meninas, sabe?! Seria chato ter que dizer a alguém que não pode ajudar a pagar ou que não pode dar a quantia que ficou estipulada para cada madrinha.

Gente, essa é a minha opinião. Mas sei que esse é um assunto polêmico. Queria muito saber o que vocês acham disso. Deixem ai nos comentários o que vocês acham e pensam sobre isso, quero muito saber.