31
mar 2015

Como guardar suas fotos

Na era digital é assim, a fotografia está tão acessível que a gente não poupa poses e sai por ai fotografando tudo. O tópico de hoje é exatamente sobre como armazenar tanta foto.

As melhores fotos acabam indo para algum porta-retrato espalhado pela casa. Mas a capacidade de armazenamento de imagens de um cartão de memória é muito, mas muito maior que as meras 36 poses do rolo de filme das analógicas. Então, se uma ou quatro fotos a gente coloca em exposição na prateleira, o que fazer com todas as outras milhares de fotos registradas que não queremos apagar?

Primeiro de tudo, facilite a sua vida e agrupe as imagens em pastas com datas e nomes dos lugares que foram tiradas. Fica bem mais simples achar a foto daquele aniversário daquele ano com aquele momento especial. Feito isso, é hora de tirar as fotos do computador.

coisas que amamos armazenando as fotos digitais 1DVD ou Pen Drive: Uma solução rápida é gravar as imagens em DVD ou, caso seu computador seja desses que já não possuem mais os leitores deste tipo de mídia, gravar em pen drive. Para os DVDs, você pode ir acumulando em pinos, que são torres para empilhar vários disquinhos. Os pen drives podem ficar agrupados em caixas. Lembre-se sempre de nomear as gravações, seja com etiquetas ou canetas próprias para escrever em diferentes superfícies.

coisas que amamos armazenando as fotos digitais 2HD Externo: O HD externo funciona como um pen drive, mas uma opção melhor para quem quer maior capacidade de armazenamento e menos objetos físicos para organizar. Existem diferentes tipos, formatos, tamanhos e preços disponíveis no mercado. Dentro dele, você pode e deve organizar como organizaria o seu computador, nas mesmas pastas com datas e nome dos locais em que as fotos foram tiradas.

coisas que amamos armazenando as fotos digitais 3Nuvem: Essa parece ser a maneira mais segura de guardar suas fotos. Nesta opção, os seus arquivos ficam armazenados virtualmente, em diversos servidores, podendo ser acessados onde quer que você esteja. Basta ter internet. O limite de capacidade é bem maior é possível aumentar essa quantidade comprando espaços virtuais. Os mais conhecidos são o Dropbox, Google Drive, iCloud e o Bitcasa.

ATENÇÃO: Para que todas as opções apresentadas funcionem, é importante pensar sempre na segurança e na qualidade do seu equipamento, manter atualizações em dia, fazer backups dos arquivos e varredura com antivírus sempre que possível.
Album-NA-2Álbum: É claro que o bom e velho álbum não poderia ficar de fora dessa lista. Ainda que pareça uma prática antiga, aos poucos as pessoas voltaram a colecionar álbuns de família e eu, particularmente, sou adepta desta ideia. Você pode até tirar mil fotos de um evento e guardar ou no DVD, no pen drive, no HD externo ou na nuvem, mas separe as melhores fotos para fazer um álbum, seja revelando as fotos e montando ao estilo faça você mesmo ou com um profissional que fará a diagramação e a impressão do seu álbum. É muito gostoso folhear páginas com histórias de vida em imagens cheias de lembranças e sorrisos. Fica a dica!

OBS da Nathalia: Desde o álbum da minha lua de mel, me apaixonei por essa opção. Faço de todas as viagens agora. Além de serem lindos e enfeitarem a casa, são uma excelente forma de guardar as fotos de maneira especial e acessível. Além dos albuns, tenho um HD externo exclusivo para fotos. Como ele é bem grande, cabe uma enormidade de fotos. É uma mão na roda.

Camilla Cheade
www.camillacheade.com
@camillacheade

One thought on “Como guardar suas fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *