24
mar 2015

Receita: Panqueca de Tapioca

coisas que amamos panqueca de tapioca 1Tenho que começar esse post falando que essa receita foi um experimento que deu médio certo. Explico: nunca tinha feito uma tapioca na vida, até ai, tudo bem, elas deram certo. Mas eu não sabia como elas se comportavam em certas situações. Esse foi o problema. Mas já adianto, não foi nenhum grande desastre, pelo contrário!

Estou tentando novas receitas lights lá em casa, e ao invés de comer a famosa crepioca, resolvi experimentar as panquecas de tapioca. A ideia é exatamente a mesma de uma panqueca tradicional: enrolar a massa no recheio e colocar um pouquinho forno para gratinar. Simples assim. Vamos lá?!

Você vai precisar de:

IMG_9625– Goma de Tapioca (compre a já hidratada)
– Azeite
– Carne Moida (ou o recheio de sua preferência)
– Alho
– Molho de tomate
– Sal, orégano e pimenta

Modo de fazer:

IMG_9619Prepare a tapioca. Para isso, basta ligar a frigideira antiaderente e colocar a goma lá por alguns minutinhos de cada lado. Faça quantos discos quiser. Cada um deles será uma panquequinha. Eu coloquei um fiozinho de azeite na frigideira, mas não precisa. Coloquei só para dar um saborzinho mesmo.

coisas que amamos panqueca de tapioca 2

IMG_9622Depois de prontos, é a hora de rechear. Usei uma carne moída que eu já tinha pronta em casa. Mas você pode rechear com o que você quiser. Coloque o recheio e enrole a “massa” até formar uma panqueca. Unte o recipiente e vá dispondo as panquecas enroladas em um refratário que possa ir ao forno.

IMG_9624Chegou a hora de preparar o molho. Como era pouquinho fiz na frigideirinha das tapiocas mesmo. Não queria nada muito trabalhoso, então, apenas temperei e cozinhei um pouco uma dessas passatas de tomate que vendem prontas no mercado. Para uma quantidade de um copo (mais ou menos) de passata, usei 1 dente grande de alho, sal, uma pitada de açúcar, orégano e 1 terço de copo de água. Deixe cozinhar até apurar o sabor e reduzir a acidez do molho.

IMG_9626Ai é só espalhar em cima das panquecas, colocar queijo ralado e muçarela (opcional) e colocar no forno. Por mais ou menos 10 minutos para derreter o queijo e secar um pouquinho do molho da carne. Depois é só retirar e servir!

IMG_9629Ela fica assim! Ficou até bem gostosinha, mas algumas partes que ficaram mais molhadinhas ficaram um pouco gelatinosas, com uma consistência meio estranha. Por isso, imagino que com um recheio mais sequinho como queijo e presunto, por exemplo, talvez ela fique mais gostosa! Vale fazer o teste hein!

O que acharam dessa receita? Gostaram?