02
mar 2015

Diário de Viagem: Porto

coisas que amamos diario de viagem porto portugal 1Porto foi uma das minhas cidades preferidas de Portugal. Adorei aquele clima leve, as pessoas simpáticas, aquelas caves na beira do Douro, aquela comida gostosa, aquelas paisagens lindas, aquele vinhozinho do porto… realmente uma cidadezinha deliciosa.

Como chegar

Saindo do Rio e de SP existem tem vários vôos para o Porto. Eu fui de TAP em um vôo direto e foi tranquilo. Se você já estiver de carro pelo país, basta colocar no GPS e pronto. As estradas de Portugal são ótimas e super bem sinalizadas. Vindo de Lisboa, basta seguir pela A1, a principal estrada do país. É molezinha, acredite!


Onde ficar

Achei a localização que me hospedei excelente. Perto de tudo, com a possibilidade de ir a pé para os principais restaurantes, pontos turísticos, comércio… realmente um lugar excelente. Ficamos hospedados no Hotel Teatro, que fica coladinho na Praça da Liberdade (o lugar aonde rola a festa de reveillon).

Sem dúvidas, ficaria novamente nesse ponto. Achei a localização excelente e recomendo muito. Outro ponto que acharia legal de se hospedar é na região mais perto do Douro. Ali também tem muitas opções de restaurantes bons (até mais do que perto da Praça da Liberdade) e é um lugar lindo.

comissão booking hotel grande

coisas que amamos diario de viagem porto portugal 3

Como se locomover

Se hospedando em uma localização central, é possível conhecer grande parte dos pontos turísticos da cidade a pé. Se você não fizer questão de ir a parte nova, a região de praias, por exemplo, fique tranquilo em caminhar por lá. Assim você vai conhecer tudo.

Pessoalmente adorei ter conhecido a cidade e os principais pontos turísticos naqueles ônibus “hop on, hop off”. Achei que valeu muito a pena, porque ele leva aos pontos mais distantes, como a Fundação Serralves e a região nova da cidade, e ainda fala um pouco sobre todos os outros pontos que vamos passando.

coisas que amamos diario de viagem porto portugal 5

Também há a opção de ônibus convencional, que é pouco usada pelos turistas por lá e de táxis, que vale a pena por não ser tão caro. Mas deixe essas opções para o último caso ou se não quiser gastar as solas dos sapatos.

O que fazer

Você poderia ir ao Porto para simplesmente estar lá e curtir o bom e velho “dolce far niente”, só comendo e bebendo na beira do Douro. Mas o Porto oferece muita coisa bacana para ver e se você tiver tempo e disposição vale a pena bater uma perninha e conhecer os principais pontos turísticos.

coisas que amamos diario de viagem porto portugal 4

A cidade tem muitos pontos interessantes para serem visitados, um dos mais famosos é a Ponte Luis I, que é também o marco da cidade. Além da ponte, você pode visitar a Torre dos Clérigos, Fundação Serralves, Estação São Bento, Café Majestic, Igreja do Carmo, Palácio da Bolsa, passeio pelo Douro e etc.

Onde comer

Hmmm… Porto tem muitas opções deliciosas de restaurantes. Ali na beira do Douro o que não faltam são opções, tanto do lado de cá, quanto do lado de lá em Gaia. A Marina, Chez Lapin e DOM são alguns bons restaurantes que você vai encontrar por ali.

O Café de Santiago é famoso por sua francesinha, enquanto o Café Majestic é tão tradicional que já se tornou ponto turístico. Eles são outras opções de comidinhas para você.

Francesinha típica do Porto para o almoço! ???????? #notgood #nãocurti #francesinha #porto #portugal #fail #cqanomundo

Uma foto publicada por Nathalia Tosto (@coisasqueamamos) em

Além desses tiverem outros dois que me chamaram a atenção, um deles foi o restaurante que fica logo abaixo da ponte Luis I, não cheguei a comer lá, mas amei o ambiente. Excelente opção para tomar um drink no por do sol, ou para almoçar em um dia ameno. Outro que amamos foi o Cais da Ribeira, comemos lá duas vezes. Além de todas as comidas serem deliciosas, eles tinham umas sobremesas de cair o queixo.

coisas que amamos diario de viagem porto portugal 2

As caves

Chegando em Gaia, o que não faltam são opções de caves para você conhecer. Se você é um amante do vinho do Porto, prepare-se para se esbaldar nas degustações. Eu não sou, por isso, fizemos apenas uma degustação e foi na Porto Calém, pois era gratuito para quem comprava o ticket do ônibus.

Além dessa que eu fui, me recomendaram também: Sandemans, Croft (a primeira marca a ser comercializada e exportada pelos Ingleses), Taylor, Porto Cruz, Graham’s, Porto Barros e Fonseca.

Degustação do dia! ???????????? #calem #porto #portugal #cqanomundo #vinhodoporto

Uma foto publicada por Nathalia Tosto (@coisasqueamamos) em


Compras

Porto é uma boa cidade para as compras. Além de ter uma filial da espetacular loja do “El Corte Inglès”, a cidade tem várias ruazinhas com comércio. Uma das principais é a Rua de Santa Catarina. Lá você encontra diversas marcas como Zara, H&M, Bershka e até um mini shopping com outras muitas lojas bacanas. Vale a visita!

Acho que consegui resumir um pouquinho meu encantamento pela cidade. O Porto é uma graça e sem dúvida, a cidade grande que mais gostei em Portugal. Se tiver a oportunidade, não deixe de incluí-la na sua visita.

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini