31
out 2014

Vacina de Febre Amarela: onde, como, quando e muito mais!

Atualizado em Fevereiro de 2018

Perdi as contas de quantos comentários e emails já tive que responder sobre a vacina de febre amarela. Muita gente tem dúvidas sobre onde tomar, quais países exigem, como tirar o certificado internacional e etc. Por isso, resolvi fazer um apanhadão aqui sobre o assunto e tentar esclarecer um pouco isso para vocês. Vamos lá!?

Onde tomar? A vacina é oferecida gratuitamente em diversos postos de saúde municipais e estaduais. Basta você chegar lá e pedir para tomar a vacina. Não precisa pagar e nem agendar. Se estiver com a sua carteira de vacinação eles carimbam lá, se não estiver, eles te dão um comprovante de que a vacina foi aplicada em você. Leve um documento de identificação.

Atualização: com o surto, o número de postos aplicando a vacina aumentou, mas as vacinas começaram a ser fracionadas. Portanto, é importante que você verifique a se a vacina aplicada em você é fracionada ou dose única para que você possa saber se está imunizado e já pode solicitar o certificado ou não.

Quando tomar? Você tem que tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da sua viagem. A data da vacinação aparecerá no certificado internacional e se você não respeitar o prazo, ela não será válida.

Quem exige a vacina? Alguns países exigem certificado de vacinação contra febre amarela. Na hipótese de que o destino seja outro país que não exige vacina contra febre amarela, mas há conexão aérea em um dos países que exigem a vacina, é necessário tomá-la. A Anvisa indica este documento da OMS como guia dos países que exigem.

Como emitir o Certificado Internacional? Basta procurar um posto da Anvisa (veja a lista completa de postos aqui) portando seu passaporte ou documento de identidade e o comprovante da vacinação. Essa visita ao posto não precisa ser agendada, e em mais ou menos 15 minutos você já estará com o certificado em mãos. Eles recomendam que você faça um pré-cadastro no site antes da visita, mas não é obrigatório.

Qualquer um pode tomar? Não! Na verdade qualquer pessoa que tenha alergia aos componentes da vacina, pacientes em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, grávidas, pessoas alérgias, portadores de HIV, idosos e outros não podem tomar. Nesse caso, podem emitir um certificado de isenção de vacinação. Para ver todos os detalhes clique aqui.

Ela dura 10 anos ou vale pra sempre? Agora, quem tomar a dose única da vacina está imunizado para sempre e não precisa renovar a vacina a cada 10 anos, como era antigamente. Mas atenção, isso só vale para a dose única. No caso da vacina fracionada você precisa tomar a segunda dose.

Quem tem certificado antigo de vacinação, mas que venceu, precisa renovar? Não é preciso renovar o certificado. Todos os CIVP novos e antigos têm validade para toda vida, conforme site da OMS.

Tomei a vacina fracionada, e agora? Você terá que tomar uma nova dose da vacina para que ela fique completa e você fique completamente imunizado.

Dicas:

  • Em caso de perda ou extravio do CIVP, você  pode emitir gratuitamente um novo certificado em qualquer posto da ANVISA e não precisa tomar outra vacina para isso.
  • O certificado internacional também pode ser emitido com o número do passaporte, mas não vale a pena pois o passaporte tem validade menor do que a vacina. Quando expirar, será preciso emitir um outro CIVP com o número do novo passaporte.
  • Existem alguns postos onde é possível tomar a vacina e emitir o CIVP. Se você quiser matar dois coelhos de uma só vez, informe-se sobre esses postos.
  • A Cives, da UFRJ, tem um site que ajuda os viajantes a esclarecer suas dúvidas sobre “doenças de viagem”. Além disso, a Anvisa disponibiliza um site próprio para viajantes e uma página de perguntas e respostas para tirar todas as dúvidas.

Com o surto de febre amarela que acometeu o Brasil mais países estão pedindo o certificado internacional de vacinação. Por isso, minha recomendação é que você sempre viaje com o seu, mesmo que o país que você vá não faça essa exigência. Melhor prevenir do que remediar né?

Se você tiver mais dúvidas sobre a vacina, clique aqui e acesse o site da Anvisa.

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini