02
set 2014

Receita: Risoto de Brie com Parma

coisas que amamos receita risoto de brie com parma 1Como vocês sabem, sou nova nessa função dona de casa, mas sempre gostei de cozinhar e vira e mexe me aventuro na cozinha. Se tem uma coisa que eu faço muito bem, modéstia a parte, é risoto. Já experimentei vários, mas uma dos meus preferidos é esse de brie com parma. Fica muuuuito gostoso. Como eu sei que vocês curtem uma receitinha por aqui, resolvi postar para ensinar a vocês a minha especialidade.

Você vai precisar de:

– Cebola ou alho poró
– Arroz arbóreo
– Azeite
– Vinho branco de mesa (1 taça) – Esse que eu coloquei na foto é só pra ilustrar, pode usar o mais baratinho do mercado que tá ótimo.
– Queijo Brie (+- 130g)
– Presunto de Parma (+- 130g)
– Grana Padano ou Parmesão
– Caldo de legumes (feito em casa ou como o meu)
– Manteiga (opcional)
– 2 panelas (uma para o caldo e outra para o risoto)

Modo de fazer:

Para o caldo: Esquente o caldo feito em casa ou prepare-o dissolvendo um tablete (ou sachê) em água quente. Reserve e mantenha quentinho. Eu mantenho em fogo baixíssimo e não deixo ferver.

coisas que amamos receita risoto de brie com parma 2Para o risoto: Refogue a cebola (ou alho poró) no azeite até que ela fique transparente. Coloque a quantidade de cebola que você preferir. Depois de pronto você não vai nem notar a existência dela. Normalmente, eu coloco umas duas colheres de cebola ralada.

coisas que amamos receita risoto de brie com parma 3Despeje o arroz e frite um pouquinho até que o azeite tenha envolvido os grãos e os deixado levemente transparente. Jogue o vinho branco e deixe o álcool evaporar completamente.

coisas que amamos receita risoto de brie com parma 4Depois disso não pare mais de mexer seu risoto. Vá colocando o caldo, concha a concha, conforme for necessário e sempre mexendo. Depois de uns 20 minutos prove. Se o arroz ainda estiver durinho, continue o mesmo processo de mexer e colocar o caldo até que ele fique no ponto.

coisas que amamos receita risoto de brie com parma 5Quando o arroz estiver cozido e macio despeje o brie e o parma. Mexa por uns 2 minutos até que o brie derreta. Você vai notar que o brie derreteu quando seu risoto ficar bem branquinho. Nessa hora você pode desligar o fogo.

coisas que amamos receita risoto de brie com parma 6Logo em seguida coloque um pouco de Grana Padano (ou Parmesão) – gosto de salgar o risoto com esse queijo. Prove para ver o sal e se precisar, acerte. Gosto de usar flor de sal se for necessário acertar. Por último, se quiser, coloque uma colher de manteiga para deixar o risoto mais “fofo” e suave. Eu quase nunca boto e não sinto a menor falta. Mas todos os chefes colocam e amam. A decisão é sua.

coisas que amamos receita risoto de brie com parma 8Pronto! Seu risoto está pronto e já pode ser servido. Coloque em um prato e salpique com mais Grana Padano ou Parmesão. Se quiser, faça um crispy de Parma e use para enfeitar na hora de servir.