04
nov 2013

Onde comer e beber em Ipanema!

Já que o Guia de comer e beber bem do Leblon fez tanto sucesso, resolvi repetir a dose com o bairro vizinha: a charmosa Ipanema. Assim como no outro guia, separei os restaurantes pro preço/fama e estilo. Os vermelhinhos são os mais caros e chiques, os amarelinhos mais acessíveis e os verdinhos bares e de comida mais baratinha. Como em qualquer lugar do mundo, muitos lugares abrem e fecham com o tempo então, esse mapa reflete os dias de hoje e aqueles lugares mais tradicionais. Vamos lá? Bon Apetit!

coisas que amamos comendo bem em ipanem yummy tip onde comer ipanema rio

Vermelhas:

14. Vieira Souto: Já até falei dele por aqui. Um italiano incrivelmente delicioso que fica localizado em um casarão na beira do mar de Ipanema. Além da localização privilegiada, a comida é especialmente gostosa. Excelente opção para quem quer um italiano gostoso (e caro!).

16. Grand Cru: O loja de vinhos, que recentemente descobri que também é restaurante, é uma otima opção para quem quer um jantar mais intimista. O cardápio não é muito extenso mas os pratos são ótimos. Vale a visita.

17. Capricciosa: A famosa pizzaria também tem sua filial em ipanema, e ela fica na esquina da Barão da Torre com a Vinicius de Morais. Se você quer encontrar famosos e comer uma pizza gostosa no bairro esse é o seu lugar.

19. Restô: Esse é um restaurante que surgiu há pouco tempo em Ipanema e já faz muito sucesso. Comida gostosa, drinks despojados e muita fila para quem quiser experimentar o que o Restô oferece.

21: Zazá Bistrô: É sem dúvidas o que tem a decoração mais fofa e a comida mais “saudável”. Eles procuram sempre usar alimentos orgânicos e inspiram seus pratos em viagens pelo mundo todo.

22. Cavist: A loja de vinhos cresceu e virou um excelente restaurante. Em seu terracinho super agradável você tinha a vista para  praça Nossa Senhora da Paz (hoje vê a obra do metrô), ainda assim, é um dos melhores restaurantes do bairro. Pra quem gosta de harmonizar a comida com bons vinhos não há melhor opção.

23. 00: A famosa boate da Gávea abriu sua filial em versão restaurante em Ipanema. Um cardápio enxuto mas com boas opções. Ótima pedida para um pós praia mais refinadinho.

28. Manekineko: Japonês super tradicional aqui no Rio. Tem sua versão no Leblon e no Centro também. Ótimo pra quem não come japonês mas quer agradar os amigos que amam, pois também tem mil opções pros não adeptos da comida crua.

29. Le vin: O francês vindo de SP é amor a primeira mordida. Sabe o lugar onde tudo é delicioso? Então… é aqui. O pão da entrada, as carnes, as sobremesas e claro, os vinhos que acompanham essa orgia gastronômica.

30. Alessandro e Frederico: Italianinho basicão. Tem bastante opção, inclusive de lanches/sanduiches e fica no bafafá da Garcia D´Avila. Comida boa e preço médio/alto.

31. Via Sete: Amo esse restaurante. Eles tem um palmito na brasa que é um escândalo. Além disso, são super preocupados com o meio ambiente. Excelente pedida para quem gosta de burgers e também para os vegetarianos, pois eles tem uma infinidade de opções para os adeptos.

32. Nik Sushi: Já teve seus tempos áureos, mas acho que ainda faz sucesso dado que sempre tem fila na porta. Não como japonês, mas sempre ouvi dizer que era um bom restaurante. Fica a dica.

33. Bazaar: Resturante gostoso e intimista com comida boa e cara. Ótimo para quem quer comprar molhos e caldas doces. Os produtos da casa são deliciosos. Não deixem de pedir os pães com azeites temperados.

34. Rizzo: A casa de Risotos que abriu recentemente já é um sucesso. Os pratos são bem elaborados e muito gostosos. Não deixem de experimentar o queijo com trufas da entrada, é de lamber os beiços.

35. Gero: Italianão super famoso. Já foi eleito um dos restaurantes mais caros do Rio. Hoje, já perdeu o posto para o Eça, que fica no centro. A comida é boa mas os pratos são pequenos pelo preço cobrado.

coisas que amamos comendo bem em ipanem yummy tip onde comer ipanema rio 2

36. Esplanada Grill: A churrascaria dos ricos e famosos. Se você quer comer boa carne, pagar caro e não ver povão esse é o seu lugar. Ah! Cuidado porque eles não permitem a entrada de chinelo. O próprio Luciano Huck já foi barrado por isso.

37. Forneria: Adoro as pizzas daí. Também é uma boa pedida pós praia para um almoço mais chiquezinho. Os drinks com vinhos são a especialidade da casa, assim como as coisas assadas no forno. Peça o hamburguer fechado de forno, é imenso e maravilhoso.

43. Osteria Del´Angolo: Nunca fui nesse restaurante, mas já ouvi maravilhas, inclusive de Claude Troigros que é frequentador da casa. Me parece um ambiente mais antigo e um restaurante para pessoas mais velhas.

44. Anna: Ótima opção. Preços justos, comida farta e ambiente super agradável. Dos três da familia (ver abaixo) é o mais jovem deles. O único inconveniente é ter que pagar com dinheiro ou cheque apenas.

45. Artigiano: Assim como o Anna e o Pomodorino abaixo, tem como especialidade a culinária italiana. Apesar de ser um restaurante tradicional e antigo tem um cardápio super gostoso e um atendimento ótimo. Também só aceita pagamento em dinheiro ou cheque.

46. Pomodorino: Mesmo esquema desses ai em cima. Comida italiana, gostosa com preço ok. Pagamento somente em cheque ou dinheiro.

S/N. Salitre: Esse também é uma loja de vinhos que expandiu para um restaurante. Tem um ambiente gostoso, comida boa e ótima carta de vinhos. E sabe o que mais? Fez parte do Eat in Rio esse ano. Eeee!

Amarelas

1. Astor: A filiar do bar paulistano é sucesso garantido, especialmente nos fins de tarde. Além dos drinks deliciosos e da melhor vista do bairro, os belisquetes são ótimos. Não deixem de experimentar o de bife a milanesa. É sensacional.

2. Felicce: A sorveteria que virou restaurante é uma boa opção para quem quer um almoço gostoso e diferente na região. Sem falar na sobremesa, que é a especialidade da casa. O lugar é pequeno então se não quiser ficar na fila vai ter que procurar horários alternativos.

3. Fazendola: Um clássico da Praça General Osório. Restaurante a kilo super gostosinho, que começou sendo meio natureba e perdeu esse ar quando ficou famoso pelos rodízios de pizza de 3a feira.

4. Frontera: Rede de restaurante a kilo com comida bem brasileira. Boa opção para quem quer um almoço rápido e prático.

13. Opium: O asiático do hotel Ipanema Plaza é sucesso quando a pedida é japonês. Não há quem não goste. Se você não gosta de muvuca e restaurante cheio, esse é pra você.

18. DRI: A lanchonete/loja de sanduiches recem aberta na Vinícius é interessante para os que apreciam sopas, omeletes e pães variados. Ótima para um café da manhã ou um brunch.

24. Stravaganzze: Pizzaria super gostosinha que fica bem na divisa entre Ipanema e Lagoa. Se tiverem a oportunidade peçam a pizza que tem azeite trufado, aspargos e ovos poché é de comer rezando.

26. Japonês do Everest: Esse lugar já foi sucesso no passado, não sei se continua bom, mas era famoso pela saborosa e barata comida japonesa.

39. Balada Mix: A casa de sucos cresceu e virou um restaurante natural super gostoso. Essa filial em especial é ótima tanto pelo atendimento quanto pelo ambiente super agradável.

41. Tiger: Um japonês/oriental antiiiiiigo

42. Gula Gula: A filial mais charmosa do restaurante tipicamente carioca fica aqui. A salada de batata frita é a mais pedida, e na minha opinião é ótima pra quem finge que está de dieta. Se você não estiver mesmo, se jogue no paillard com fetuccine é maravilhoso também.

47. Venga: Bar espanhol super gostoso. É pequenino e a especialidade são as tapas (comidinhas). Amo os bolinhos de jamón e o huevo louco. Super valem a pedida.

48. Alessandro e Frederico Pizza: Assim como o irmão mais velho, oferece muitas coisas no cardápios, mas sua especialidade são as pizzas. Essas tem o preço acessível… já o resto…

coisas que amamos comendo bem em ipanem yummy tip onde comer ipanema rio 3

Verdes

5. Belmonte: Assim como no Leblon, Ipanema também tem seu Belmonte. Point para quem aperitivos caprichados e ótimos chopps. Se você quer almoçar uma boa comida com preço honesto, esse também é o lugar. Experimente o bobó de camarão… é tão bom que dá água na boca só de lembrar.

6. Naturebinha: Não sei o nome desse lugar, mas é um pé sujinho que vende somente comida natureba. Mas não se engane pelas aparências, o lugar é gostosinho e bem barato.

7. Vezpa: Pizzaria vapt-vupt. Você escolhe o número de fatias e come na hora. Não é das mais baratas, mas é uma opção interessante

8. Rota 66: Mexicano tradicional do Rio. Além das comidas típicas peça o frozen litrão é a alegria da mesa.

9. Galitos Grill: Restaurante e comida simples e saborosa. O carro-chefe é o galetinho, como não poderia deixar de ser. Boa opção para quem quer gastar pouco  no pós-praia.

10. Cafeína: Outra boa opção para café da manhã e lanche na região. Se você prefere almoçar ou jantar, eles também tem pratos e sopas.

11. Si Señor: Outro mexicano, esse menos tradicional que o outro. Não sou muito fã da comida daqui, mas as bebidas são ótimas.

12. Devassa: Bar super famoso aqui no Rio pelo seus vários tipos de chopp. Acho que esse é mesmo o forte da casa, mas se quiser comer um docinho peça uma Gulosa, tenho certeza que você não vai se arrepender.

15. Barzin: Bar super badalado de Ipanema. Com donos famosos, a casa vive lotada nos finais de semana é point de famosos. No último andar tem uma “mini boate” pros que quiserem requebrar.

20. Padaria de Ipanema: A mais tradicional do bairro. Ótimo lugar para lanchar (pagando caro para uma padaria), mas aqui vale a pedida do Patê do Guy e dos frios que eles cortam na hora finíssimos.

25. Bar Lagoa: Barzinho antiiigo e super tradicional. Os comes e bebes são ótimos, exatamente o oposto do atendimento que conta com garçon antigos e mal humorados. Ainda assim vale a visita, afinal, é quase um ponto turístico.

25. Polis Sucos: Uma das poucas casas de sucos de Ipanema. Fica lotada de famosos e paparazzis. Os sucos são a melhor pedida, mas um filé com queijo para matar aquela fome repentina também vai bem.

38. Devassa: Mais um em Ipanema. Sim, temos dois por aqui. Escolha o mais conveniente para você e pronto!

40. Fontes: Naturebinha gostoso onde você monta seu prato de acordo com o seu gosto e paga por porção pedida. Fica dentro da galeria do Estação Ipanema e durante a semana lota com os executivos que vão almoçar por lá.

Além desses tem também o Delirio Tropical, Fasano Al Mare, Azul Marinho, Mio, Itahy, La Mole, Banana Jack, Shenanigans, Garota de Ipanema… Agora é só escolher o que se adequa mais ao seu bolso e ao seu programa e pronto!

Não gostou dos restaurantes de Ipa e quer comer no Leblon? Veja as sugestões aqui.
Vai pra Ipanema e não sabe onde se hospedar? Clica aqui.