11
out 2011

O que vestir: Casamento a tarde!

Sempre que tenho um evento especial penso com dias (ou até semanas) de antecedência no que vou usar, nos acessórios, cabelo, maquiagem, etc. Sou prevenida (pra alguns sou maluca), mas isso facilita a minha organização na hora da produção. Isso está acontecendo esse mês. Uma amiga muito querida vai casar às 17h (Oi Ju!) e eu comecei a pensar no que ia usar há meses. O dilema na realidade, não é pelo casamento em si, mas pelas condições que eu mesma criei. Quero reaproveitar esse vestido em outras ocasiões, inclusive em um outro casamento que tenho em dezembro (Oi Drica!). Queria um vestido que fosse a cara de um casamento a tarde, mas que ficasse lindo se usado a noite. E cismei que queria alguma coisa estampada. Como conciliar isso tudo? Resolvi pesquisar e só assim consegui decidir.

Os vestidos curtos são sempre uma boa opção, ainda mais hoje em dia, onde normalmente as madrinhas são as únicas que precisam, quase que obrigatoriamente, usar vestido longo. Separei umas opções de vestidos para a tarde que eu usaria.

  • Liso: Se for liso, opte por um com tecido mais chique para não ficar simplório demais e capriche nos acessórios e na maquiagem.
  • Estampado: Super jovens e modernos. Acho que são a cara de um casamento de dia.
  • Com brilho: Se não for exagerado também cabe muito bem. Os coloridos com brilho me agradam. Isso vale para tecidos brilhosos.
  • Texturizado: Seja com babados, plumas, renda, etc, a textura dá um up no vestido.
  • Rendado: Acho lindo de morrer e fica chiquérrimo. Dificilmente seu curtinho rendado será inadequado para a ocasião.
  • Midi: O comprimento do momento. Não é meu preferido, mas pra quem é super magra e não é das mais baixinhas pode ser.

Quando falo sobre os curtinhos para a tarde, sempre penso no que eu usaria e definitivamente o midi não está entre as minhas opções. Sou super baixinha e não acho que em mim fica elegante. Gosto de vestidos com tecidos leves, fino e com cor, seja ela aplicada numa estampa, ou numa mistura de cores entre vestido e acessórios. Uma espécie de color block mais delicado. Fica diferente e valoriza ao look. E por favor, cores claras tipo branco e off white nunca! Não vai querer que a noiva passe o casamento inteiro querendo te matar por que você foi com um vestido marfim e os fotógrafos miram mais em você do que nela néam!?

Os longos são lindos, chiques e elegantes, mas raramente são minha primeira opção. Como eu disse, sou pequena e normalmente eles me deixam ainda menor. No entanto, acho que vestir um longo num casamento onde você é “apenas” uma convidada é também uma forma de prestígio. E eu decidi, ou melhor, cismei que quero prestigiar essas amigas queridas e que vou usar um longo no casamento delas. Tcharan! Vamos as opções…

  • Tecido fino: Acho uma boa opção. Fica elegante e esvoaçante sem deixar de ser sensual. Combina bem com estampas e com uma cor única.
  • Florido: É o que mais está me agradando hoje. Amei o vestido da foto. Dependendo do floral se adequa muito bem a outras ocasiões.
  • Brilho: Esse merece muito atenção na hora de usar. Cuidado pra não chamar mais atenção que a noiva. Nesse caso opte por um modelo mais escuro para ficar um pouco mais discreto.
  • Sereia: Acho lindo, mas funciona melhor no red carpet. Se optar por esse modelo procure um que seja mais simples em cima para não ficar too much.
  • Transparência: Estiloso e moderno o vestido com transparência se adapta muito bem a ocasião. Esse de Blake arrasou.
  • Bicolor: Uma opção boa pra quem quer se jogar na onda color block e tem medo. Faz um estilo bem atual.

Minha dica é: evite usar preto nos modelos longos para um casamento a tarde. O look fica pesado, bem diferente do que deveria ficar. Se mesmo assim quiser usar um modelo escuro, escolha aqueles com tecido esvoaçantes e coloque acessórios coloridos como brincos turquesa ou coral que estão super na moda e vão dar uma animada a produção.

Os acessórios, cabelo e maquiagem são grandes complementadores de um look como já cansei de dizer por aqui. Tudo deve estar interagindo de alguma forma sem gritar muito, por exemplo, se o seu vestido tem um decote nas costas, opter por um cabelo preso, ficará sensual e mostrará o detalhe do vestido. Se o vestido tem cores fortes, escolha acessórios mais dicretos: preto, prata e dourado são as opções mais comuns. Colares, anéis e brincos são fundamentais na minha opinião. Capriche na escolha e faça o teste antes de sair de casa. Se olhar no espelho e algum dos acessórios chamar mais sua atenção do que você esperava, tire-o, ele deve estar sobrando no seu look. Isso sempre funciona, inclusive para looks do dia a dia.

Na maquiagem a regra é a de sempre: olho tudo boca nada (aka Alinne Morais) ou boca tudo olho nada. Para um casamento a tarde, gosto de um olhão e uma boca um pouco mais discreta. Capriche na sombra e no rimel para deixar os olhos bem marcados, deixe a pele bem preparada (afinal de dia todos os defeitinhos aparecem mais!) e abuse do bronzer e do iluminador para ficar com um ar radiante.

Depois disso tudo acho que a melhor dica é: escolha um modelo que te veste bem, sinta-se bonita e vá curtir um momento tão especial quanto esse com suas amigas! #piegas #clichê

25 ideias sobre “O que vestir: Casamento a tarde!

  1. gilvania nascimento

    boa noite tenho um casamento pra ir a tarde ás15:00h. Acha que combina uma bermuda esporte fino e a blusa que estilo deve ser. aguardo resposta

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Gilvania,

      Acho que um vestido seria mais adequado para essa ocasião.
      Uma bermuda social talvez fique informal demais mesmo para um casamento a tarde.
      Opte por um vestido menos arrumado, ou se não quiser usar saia/vestido, por uma calça social mais arrumadinha, com um corte reto e uma camisa de seda.

      Beijos

      Responder
  2. Viviane

    Olá!
    Adorei as dicas!
    Tenho um casamento as 15h, tenho um vestido rendado (romantico), rosado, básico. Sua dica do rendado me tranquilizou. Agora estou na dúvido do sapato, tenho peep too preto (couro e cetim), sandalia preta de tiras, será que posso ir com algum desses? E pensei em uma pulseira e brinco de perolas. Gostaria da sua opinião! abraços

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Maria,

      Se o seu macacão for arrumado acho até que dá pra usar com um salto e uma clutch, mas se você tem dúvidas não arrisque e vá de vestido mesmo.
      Você talvez fique mais a vontade.

      Beijos

      Responder
  3. Vanessa

    Boa tarde!

    Tenho um casamento para ir as 18:30 da tarde,como convidada! Como estamos em horario de verão, optei por um vestido azul-marinho com estampa floral azul clara. É longo! Combinei com uma sandália nude! Será que acertei no look???

    Aguardo resposta,por favor!

    beeeijinhos!

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Vanessa,

      Pela descrição, o seu vestido está adequado sim.
      Claro que isso depende também do estilo do casório, mas acho que você acertou.
      Espero que tenha se sentido bem com essa roupa!

      Beijos

      Responder
  4. carol

    Vou em um casamento as 16h . E estou em um dilema sobre oque vestir. Nao gosto de estampas entao estou procurando vestidos
    Iisos. Porem so encontro justos, fica meio “piriguete” ? Encontre i um azul marinho e estou pensando em colocar um cintinho dourado com alguns detalhes e um scarpin em verniz nude. Lembrando que so tenho 16 anos entao quero algo bem jovem . Sera que fica bom? Aguardo resposta.

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Carol,

      Achei a sua ideia ótima.
      Não é só pq o casamento é a tarde que a gente não pode optar por cores escuras.
      O cintinho vai modelar o corpo e o pump nude vai alongar.
      Ótima opção!

      Beijos

      Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Susana,

      Acho que não tem problema não.
      Eu optaria por um vestido mais curto para não ficar arrumado demais para a ocasião.
      Pense bem nos acessórios pois eles irão ou não dar o ar “exagerado” a sua produção.

      Beijos

      Responder
  5. vaness

    olá,serei acompanhante em u casamento na igreja,ás 17 hrs,pensei em ir com uma saia longa preta e um blusa de renda tipo de onça discreta.Fica adequado e os acessórios posso estar usando e a maquiagem?obrigada!

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Vanessa,

      Acho que por ser um casamento na igreja, mesmo que as 17h, seu look fica bacana sim.
      Tente não exagerar no acessórios e coloque uma maquiagem mais leve, isso irá suavizar o resultado final.

      Se achar que está arrumada demais, troque a saia longa por uma saia mais curta. Hoje em dia é super comum as convidadas não usarem longo.

      Beijos

      Responder
  6. Juliana

    olá, irei a um casamento do primo do meu namorado, será no interior às 18:00 em 21/09, terá o religioso na igreja e depois festa em um salão. Comprei um vestido preto, com umas peças douradas no pescoço e na barra, aberto nas costas, um pouco acima do joelho….gostaria de saber se é um look adequado.

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Juliana,

      Como o casamento que você vai começa as 18h e tem igreja e salão, acho que a sua roupa está super adequada.
      Não se preocupe! Capricha no make e nos acessórios e vai arrasar!

      beijos

      Responder
  7. Maisa

    Boa tarde!,
    Gostaria de saber se fica bem ir a um casamento as 17.30 com vestido preto curto com renda em v nas costas e, na frente. Tem um pouco de brilho ,muito discreto na renda.
    Tenho outra dúvida , pode usar de vestido preto renda no verãão O que você acha?
    Obrigada

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Maisa,

      Como o casamento que você vai é quase a noite, não vejo problema no seu look, ainda mais sendo um vestido curto e com brilhos discretos.
      Com relação a usar preto no verão, você pode sim, não há nenhuma restrição, a não ser o calor que você pode sentir.
      Eu pessoalmente, prefiro cores mais claras, mas não por uma questão de etiqueta e sim por achar mais “bonito visualmente” hahahahaha.
      Frescurite minha!

      Boa festa!

      Beijos

      Responder
  8. Lucia N.

    Oi Nathalia.
    Amei sua pagina. Tenho um vestido azul royal, com um decote generoso e comprimento nos joelhos, com um pequeno detalhe de brilho e cintura império. gostaria de saber se é aconselhado para usar em um casamento as 16:40 da tarde. usaria com sandálias não muito altas e brincos. é adequado?
    beijo

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Lucia,

      Acho sua roupa super adequada sim.
      O fato de ter brilho não é impedimento para ser usada a tarde, ainda mais por ser um brilho pontual como você citou.
      Além disso, o vestido é mais curto e tem uma cor alegre.
      A sua escolha foi certeira. Boa festa!

      beijos

      Responder
  9. Daniela

    Ola Nathalia,

    Gostei das dicas, mas continuo um pouco indecisa tenho um casamento no fim de Setembro as 15h com igreja mas não sei o que levar, estava mesmo a pensar em levar o que tenho de outros casamentos pois os convidados não são os mesmos.
    Tenho um vestido longo cinza prata e sapato preto, ou saia em rosa curta a frente e comprida atras lisa com corpete também dos mesmos tons mas tem brilho sapato nao sei bem. mas de acessorios em tons de prata para ficar discreta.gostava de ter a sua opiniao.

    Obrigada
    Daniela

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Daniela,

      Repetir roupa é super ok, mas as peças que você citou não são muito adequadas para essa ocasião, na minha opinião.
      O vestido longo prata com sapato preto, é meio pesado para um casamento as 15h.
      Já a saia assimétrica com corpete pode ficar pouco arrumado para a ocasião.
      Minha sugestão é que você opte por um vestido arrumadinho na altura dos joelhos, estampado ou colorido.
      Lembre-se, apesar de ser as 15h, ainda é um casamento, com uma cerimônia religiosa e festa depois. Ou seja, é uma ocasião formal e que merece uma produção caprichada né!?
      Se quiser colocar algum brilho, tudo bem, mas sem exageros.

      Beijos e boa festa

      Responder
  10. grasiela

    boa noite!
    Queria muito a sua ajuda, pois serei madrinha de um casamento às 15:30hs em setembro e será num sítio ao ar livre. Aluguei um vestido longo azul royal de cetim, sendo que estou preocupada em ficar muito chamativo ou inapropriado para a ocasião, sendo que não encontrei nada que me agradasse na loja.
    preciso de uma opinião em relação na cor das sandalias (prata ou preta) e pensei numa carteira dessas duas cores.

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Grasiela,

      Não vi o seu vestido então fica mais complicado de falar sobre isso, mas pela sua descrição, ele me pareceu um pouco arrumado demais para a ocasião.
      A minha sugestão era apenas que você trocasse um longo por um mais curto.
      E optasse por acessórios mais leves nas cores prata, marfim, nude ou dourado. Acho que o preto vai pesar muito na sua produção.
      Se você não puder trocar o vestido, não se preocupe. Escolha acessórios menos arrumados e faça um penteado mais despojado. Isso vai dar leveza ao seu look e vai deixá-lo mais adequado para a situação.

      Beijos e boa sorte!

      Responder
  11. betinha sampaio

    OI!
    Tenho um casamento do filho de uma amiga pra ir em outubro as 15hs na igreja e a recepção num salão numa escola.Gostaria de saber o que devo vestir.Tenho um vestido no joelho, verde escuro, de tafetá e outro estampado de malha tambem no joelho e o que devo calçar?

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Betinha,

      Vestidos mais curtos e na altura do joelho são perfeitos para esse horário. Porém, pelos tecidos que você descreveu acho que você pode cair em uma cilada. Em geral, tafetá é um tecido muito mais glamuroso e noturno, enquanto a malha é um tecido muito simples, pouco adequado para o luxo dessas ocasiões.
      Eu optaria por um meio termo se fosse possível.

      Com relação aos acessórios, isso vai depender muito do vestido que você vai escolher. Se optar pelo tafetá, coloque acessórios mais simples e menos chamativos. Uma sandália nos pés, uma clutch e joias mais discretas. Se escolher o de malha, valorize seu look com os acessórios. Cores como prata e dourado dão um ar mais chique ao look. Nesse caso pode investir nas joias também.

      Boa sorte!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>