11
out 2011

O que vestir: Casamento a tarde!

Sempre que tenho um evento especial penso com dias (ou até semanas) de antecedência no que vou usar, nos acessórios, cabelo, maquiagem, etc. Sou prevenida (pra alguns sou maluca), mas isso facilita a minha organização na hora da produção. Isso está acontecendo esse mês. Uma amiga muito querida vai casar às 17h (Oi Ju!) e eu comecei a pensar no que ia usar há meses. O dilema na realidade, não é pelo casamento em si, mas pelas condições que eu mesma criei. Quero reaproveitar esse vestido em outras ocasiões, inclusive em um outro casamento que tenho em dezembro (Oi Drica!). Queria um vestido que fosse a cara de um casamento a tarde, mas que ficasse lindo se usado a noite. E cismei que queria alguma coisa estampada. Como conciliar isso tudo? Resolvi pesquisar e só assim consegui decidir.

Os vestidos curtos são sempre uma boa opção, ainda mais hoje em dia, onde normalmente as madrinhas são as únicas que precisam, quase que obrigatoriamente, usar vestido longo. Separei umas opções de vestidos para a tarde que eu usaria.

  • Liso: Se for liso, opte por um com tecido mais chique para não ficar simplório demais e capriche nos acessórios e na maquiagem.
  • Estampado: Super jovens e modernos. Acho que são a cara de um casamento de dia.
  • Com brilho: Se não for exagerado também cabe muito bem. Os coloridos com brilho me agradam. Isso vale para tecidos brilhosos.
  • Texturizado: Seja com babados, plumas, renda, etc, a textura dá um up no vestido.
  • Rendado: Acho lindo de morrer e fica chiquérrimo. Dificilmente seu curtinho rendado será inadequado para a ocasião.
  • Midi: O comprimento do momento. Não é meu preferido, mas pra quem é super magra e não é das mais baixinhas pode ser.

Quando falo sobre os curtinhos para a tarde, sempre penso no que eu usaria e definitivamente o midi não está entre as minhas opções. Sou super baixinha e não acho que em mim fica elegante. Gosto de vestidos com tecidos leves, fino e com cor, seja ela aplicada numa estampa, ou numa mistura de cores entre vestido e acessórios. Uma espécie de color block mais delicado. Fica diferente e valoriza ao look. E por favor, cores claras tipo branco e off white nunca! Não vai querer que a noiva passe o casamento inteiro querendo te matar por que você foi com um vestido marfim e os fotógrafos miram mais em você do que nela néam!? Aqui tem algumas opções bacanas para você entender melhor o que eu falei.

Os longos são lindos, chiques e elegantes, mas raramente são minha primeira opção. Como eu disse, sou pequena e normalmente eles me deixam ainda menor. No entanto, acho que vestir um longo num casamento onde você é “apenas” uma convidada é também uma forma de prestígio. E eu decidi, ou melhor, cismei que quero prestigiar essas amigas queridas e que vou usar um longo no casamento delas. Tcharan! Vamos as opções…

  • Tecido fino: Acho uma boa opção. Fica elegante e esvoaçante sem deixar de ser sensual. Combina bem com estampas e com uma cor única.
  • Florido: É o que mais está me agradando hoje. Amei o vestido da foto. Dependendo do floral se adequa muito bem a outras ocasiões.
  • Brilho: Esse merece muito atenção na hora de usar. Cuidado pra não chamar mais atenção que a noiva. Nesse caso opte por um modelo mais escuro para ficar um pouco mais discreto.
  • Sereia: Acho lindo, mas funciona melhor no red carpet. Se optar por esse modelo procure um que seja mais simples em cima para não ficar too much.
  • Transparência: Estiloso e moderno o vestido com transparência se adapta muito bem a ocasião. Esse de Blake arrasou.
  • Bicolor: Uma opção boa pra quem quer se jogar na onda color block e tem medo. Faz um estilo bem atual.

Minha dica é: evite usar preto nos modelos longos para um casamento a tarde. O look fica pesado, bem diferente do que deveria ficar. Se mesmo assim quiser usar um modelo escuro, escolha aqueles com tecido esvoaçantes e coloque acessórios coloridos como brincos turquesa ou coral que estão super na moda e vão dar uma animada a produção.

Os acessórios, cabelo e maquiagem são grandes complementadores de um look como já cansei de dizer por aqui. Tudo deve estar interagindo de alguma forma sem gritar muito, por exemplo, se o seu vestido tem um decote nas costas, opter por um cabelo preso, ficará sensual e mostrará o detalhe do vestido. Se o vestido tem cores fortes, escolha acessórios mais dicretos: preto, prata e dourado são as opções mais comuns. Colares, anéis e brincos são fundamentais na minha opinião. Capriche na escolha e faça o teste antes de sair de casa. Se olhar no espelho e algum dos acessórios chamar mais sua atenção do que você esperava, tire-o, ele deve estar sobrando no seu look. Isso sempre funciona, inclusive para looks do dia a dia.

Na maquiagem a regra é a de sempre: olho tudo boca nada (aka Alinne Morais) ou boca tudo olho nada. Para um casamento a tarde, gosto de um olhão e uma boca um pouco mais discreta. Capriche na sombra e no rímel para deixar os olhos bem marcados, deixe a pele bem preparada (afinal de dia todos os defeitinhos aparecem mais!) e abuse do bronzer e do iluminador para ficar com um ar radiante. Gosto muito dessa máscara da Dior para deixar o olho bem marcado. Se quiser caprichar ainda mais, experimente esses cílios postiços da MAC somados a um bom delineado e a uma sombra caprichada.

Depois disso tudo acho que a melhor dica é: escolha um modelo que te veste bem, sinta-se bonita e vá curtir um momento tão especial quanto esse com suas amigas! #piegas #clichê

140 ideias sobre “O que vestir: Casamento a tarde!

  1. Mila

    Tenho um casamento em uma igreja muito tradicional ás 16h30! E depois festa! gostaria de saber se posso ir com um vestido preto liso, longo, com detalhes de pedras na alça. fica muito pesado para o horário? me ajuda!!!

    Responder
  2. Emanuelle

    Ola, tenho um casamento as 17:00, sou convidada, tenho um vestido preto ,longo,tipo sereia, aberto atrás. Pensei em usá-lo , e colocar brincos com pedra azul ou verde. Seria adequado? E qual sandália poderia usar?

    Beijoss!!

    Responder
      1. Nathalia Autor do post

        Oi! Como eu sempre falo… poder, pode, mas não acho que seja muito adequado.
        Tudo depende de como e aonde vai ser a festa. Um casamento as 17h, não é tão tarde, o que faz com que o preto não seja tao inadequado, mas preto, longo com brilho talvez seja um pouco exagerado.

        Beijos

        Responder
  3. Leoni

    Bom dia
    Tenho um casamento as 17 horas e só tenho 2 vestidos longos. Um marrom dourado e um verde.
    Qual devo usar?
    Neste horário é legal usar longo?

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Tudo depende do estilo da festa.
      Quando o casamento começa as 17h, normalmente atrasa um pouquinho e logo depois fica escuro.
      Portanto, dependendo dos seus acessórios e make pode ficar bom sim.
      Se achar que o preto vai ficar exagero, opte pelo verde.
      Mas lembre-se de checar como são os noivos e o estilo da festa antes.

      Beijos

      Responder
  4. vivianne

    Ola tenho um casamento 17h. Tenho um vestido Preto, curto e com brilhos. Estilo mais soltinho.
    É conveniente? Tipo de acessórios?

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Viviane,

      Assim como eu falei aqui nos comentários, casamento as 17h é praticamente casamento a noite. Normalmente a noiva atrasa e quando você perceba já escureceu.
      Não vejo problemas no seu look. Para os acessórios, veja um brinco/anéis bonitos e que não briguem com os brilhos do vestido.
      Sapato e clutch devem estar alinhadas e mais discretos para o conjunto não gritar demais, ok?!

      Beijos e boa festa!

      Responder
  5. Ericka Aguiar

    Oii , eu tenho um casamento as 17hrs e eu pensei usar um vestido preto de renda curto e um salto preto baixo , pq ja sou alta. Será que daria certo?? Meu vestido e meio rodado e coladinho na parte de cima.

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Ericka!

      Pode sim, claro!
      Se você não quer ficar mais alta, use uma sandalinha sem salto, mas com brilhinho e com cara mais de sandália arrumada e de festa.
      Vai ficar lindo, não se preocupe.

      Beijos

      Responder
  6. SOLANGE RISSATO

    Boa tarde, gostaria de uma opinião, minha filha casa-se dia 02-07-16, as 17,45hs, ao ar livre religioso, apos recepção local fechado.
    Posso ir de vestido longo, inteiro com brilho, vermelho e de manga.
    No urgente aguardo.
    Por favor me envie a resposta por e-mail.
    obrigada
    Solange

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Solange,

      Poder pode, só cuidado para não chamar mais atenção que a noiva. Como no horário do casamento é quase noite, não vejo problemas no brilho, só veja com a sua filha o que ela acha dá sua escolha. Se ela topar, não vejo motivos para você não usar esse vestido.

      Beijos!

      Responder
  7. Raquel

    Tenho um casamento mês q vem para ir em Trancoso, BA.o casamento vsi começar as 16:00horas tenho um vestido longo florido de viscoso acha q vai combinar?sou apenas convidada.e após o casamento tem a festa no resort

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Raquel,

      Acho que pode estar de acordo sim. Vale avaliar como são os noivos, se são arrumadérrimos e se o casamento vai ser do tipo mais chique.
      Se for, opte por um vestido com tecido mais fino. Se não, acredito que a sua roupa seja bacana sim.
      Como sempre falo, capriche nos acessórios e na maquiagem (mas cuidado para não exagerar pois maquiagem de praia não pode ser over!)

      Beijos

      Responder
  8. Julia Queiroz

    Olá, tenho um casamento as 16 hrs, e a única opção que tenho para ir é um vestido preto curto e um salto preto, tenho 14 anos , seria inadequado pra ocasião ?!

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Julia,

      Com 14 anos você pode ir sim de preto e salto. Não se preocupe.
      Cuidado apenas para não maquiar em excesso ou exagerar nos acessórios.
      Vista-se de acordo com a sua idade, ok? Isso sim é adequado!

      Beijos e aproveite a festa!

      Responder
  9. Lina

    Vou a um casamento as 15:30. Se eu for com um vestido vinho de tecido grosso com detalhes em renda preta ficarei bem para a ocasião?

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Lina,

      Acho que isso depende muito da sua idade.
      Vinho é uma cor que tende a envelhecer, vinho com preto deixa o look bem mais sério e escuro, vinho com preto em tecido grosso e vestido longo pode pesar um pouco.
      Se você for novinha, acho que vale repensar a sua escolha. Não digo que vá ficar ruim, mas talvez seja melhor optar por algo mais suave.

      Beijos

      Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Caroline,
      Pelo link que você postou me pareceu um vestido simples.
      No proprio site a indicação é para “dia a dia”.
      Pelo preço dele (se você for comprar) acho mais válido procurar um com mais carinha de festa.
      Se você já tiver esse vestido e quiser usar, recomendo que capriche muito nos acessórios e na maquiagem.
      Um sapato nude vai ficar chique.

      Beijos

      Responder
  10. Raquel Alves

    Boa noite!
    Soui convidada para um casamento ás 16h do dia 09/07…, que será num espaço em uma fazenda, super chic…
    Poderia usar vestido preto, manga 3/4, sem detalhes e sem brilhos, no comprimento do joelho?
    Pensei num sapato scarpan tbm preto.
    Acha muito preto??? Kkk

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Raquel,

      Acho um pouco preto, mas no inverno não acho que isso seja um problema tão grande.
      Você pode quebrar esse preto todo com acessórios com um toque de cor, como um sapato prata ou com alguma cor e uma clutch seguindo esse estilo também.

      beijos

      Responder
  11. Valeria

    Sou convidada para um casamento ás 16:00h do dia 09/07 em um Haras, ao ar livre. Posso usar um vestido preto liso, abaixo do joelho, tubinho sem manga com uma estola preta?

    Bjos,

    Responder
  12. Dayane

    Tenho um casamento para ir Domingo as 17:00
    Posso usar um vestido longo o forro é cor nude e a preta sem brilho nem nada casamento ao ar livre

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Dayane,
      Pode sim… se o casamento é as 17h, deve atrasar um pouquinho e começar umas 17h30.
      Vai ser quase noite. Seu vestido preto não vai ser nenhum problema.

      Beijos

      Responder
  13. Cassia

    Olá ! Tenho um casamento as 16:30 . O vestido que eu tenho é preto , longo, tomara que caia com a parte de cima de outra cor e alguns canutilhos bordados. Gostaria de saber se adequado. Obrigada ! Bj

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Cassia!
      Em geral, preto com brilhos não é a melhor opção para o dia.
      Mas dependendo de onde for o casamento, até dá pra levar pois o casamento vai atrasar um pouco e quando você mal perceber já será noite.

      Att,
      Nathalia

      Responder
  14. Nair

    Olá. Tudo bem?

    Tenho um casamento às 16h30min agora em setembro. Será numa casa de festas muito sofisticada em Gramado e acredito que a cerimônia será ao ar livre.
    Estou na dúvida se posso usar um vestido longo, azul claro que tem alguns bordados com pedraria na parte do busto e, como ele não tem mangas e é aberto nas costas, posso usar uma estola de pelo sintético na cor cinza? Ou ficará over?
    Grata,
    Naná

    Responder
  15. Marcia Borges

    Oi!!! Me ajude meu filho vai casar agora dia 15 de outubro e vai ser em um Castelo. A cerimônia está marcada para 16:30 no castelo. Gostaria de botar um vestido longo cobre bordado com fios dourados. Será que vai ficar muito ruim?

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Márcia,

      Acho que vai ficar lindo.
      Capricha nas maquiagem, no cabelo e não deixa de usar um clutch para a cerimônia também.
      Tenho certeza que vai ficar linda!

      Beijos

      Responder
  16. Maria Aparecida Caitano

    Olá bom dia!
    Fui convidada para um casamento dia 29/10/16,horário de verão casamento as 17:30 em seguida festa no clube.
    Tenho um vestido longo dourado com aplicações de renda,fica mto carregado pelo horário?
    Que acessórios Você me sugere? tenho um sapato verniz azul posso colocar com este vestido?

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Cida,

      Talvez fique um pouco exagerado. Fique atenta para não ficar mais arrumada que as mães dos noivos.
      Com relação ao sapato azul de verniz… ficará bonito e interessante se for azul marinho.

      Beijos

      Responder
  17. Marina

    Oi tenho casamento de minha neta que será as 15h na igreja e 17h a festa no salão tenho um tecido brilhoso igual o que você postou aqui e também gostei do modelo será que posso usar?

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Acho que vai ficar bacana sim.
      As pessoas de idade (perdoe-me se a senhora não for da terceira idade) tem “licença poética” para usar o que for melhor para elas nessas ocasiões.
      Se a Sra já tem uma roupa com brilhos e que é adequada para a ocasião, não se preocupe.
      Tenho certeza que vai estar linda.
      Converse com a sua neta e veja o que ela acha sobre a sua produção.

      Beijos

      Responder
  18. Ju

    Olá, sou madrinha de uma amiga. Cerimonia as 17;30 hs. Tenho um vestido longo, vinho em cetim,tomara que caia, com drapeados no corpo ate a altura dos joelhos e babados na saia a partir dos joelhos. Acha q é apropriado?

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Se for longo, acredito que sim.
      Para o horário eu não vejo problemas na roupa que você falou.
      Se você ficar insegura, converse com a sua amiga e mostre o vestido para ela.

      Beijos

      Responder
  19. LANA

    Boa Tarde!
    Sou convidada pra um casamento que se realizará às 16.30h. A minha dúvida é com relação a cor do vestido que fica acima do joelho na cor Azul Royal.Se uso sandália na cor prata com detalhes em pedras preta e prata delicado ou sandália na cor nude? Quais seriam os acessórios corretos?

    Responder
    1. Nathalia Autor do post

      Oi Lana,

      As tres sandalias me parecem ótimas. Se quiser dar um ar mais chiquezinho use a prata.
      A clutch pode combinar com ela sem problemas.
      Nesse caso, opte por joias em ouro branco ou bijoux prateadas, vai ficar mais adequado.

      Beijos e boa festa

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *